Planear o casamento é provavelmente o primeiro grande desafio, o grande projecto a dois que um casal enfrenta.
Tudo é um mar de rosas após o pedido e o anúncio aos amigos e familiares. Planear como tudo será perfeito, como os convidados se vão divertir, como será o dia com que sempre sonharam.
Até começarem a surgir as primeiras dúvidas, as incertezas, os desacordos… A preparação de um casamento pode ser algo que une ainda mais o casal ou pode ser o primeiro grande stress a dois.
Não é por acaso que existe o termo ‘Bridezilla’ (junção entre ‘bride’ – noiva- e ‘godzilla’) que se refere àquelas noivas mais stressadas e que por vezes têm verdadeiros ataques de loucura.
Como evitar ser uma ‘Bridezilla’?
Aqui vão os nossos 10 principais conselhos:
- PLANEAR
Planeie tudo, marque datas não só do casamento mas de quando vai enviar os convites, quando vão comprar as alianças, quando vão tratar do vestido/fraque. Faça um checklist de tudo o que têm que tratar e quando o irão fazer.
- DELEGAR FUNÇÕES
É inevitável tentar controlar tudo e todos. Claro que a noiva quer estar a par de tudo mas deve entender que delegar funções é a melhor estratégia. Trabalhar com uma ‘wedding planner’ pode ser um descanso pois terá alguém que trata de tudo por si e será a sua intermediária. Assim vai sentir-se bastante menos pressionada.
- COMUNICAÇÃO
Mantenha uma boa comunicação com o seu noivo. Ele poderá ser um excelente apoio nos momentos de maior stress e mais sensíveis. Fale também com as suas amigas e familiares, diga o que pensa e o que sente. Isto será libertador, acredite!
- MOMENTOS DE RELAXE
Tenha os seus momentos de relaxe. Desligue de todos os problemas e preocupações com o casamento e tenha tempo para si. Não viva em função da organização do casamento, para isso existem especialistas. Mantenha-se calma e optimista. Divirta-se!
- ATITUDE POSITIVA
Manter uma atitude positiva é obrigatório! Não se torne daquelas noivas histéricas que ninguém quer ter por perto. Aproveite e disfrute de todos os dias pois é um percurso único na vida.
- ALIMENTAÇÃO
Por vezes, com o stress do dia-a-dia poderá saltar refeições, não o faça. E muito menos deixar de comer durante o dia para depois fazer refeições pesadas à noite pois isso irá prejudicar a sua noite de sono. Tenha sempre uns snacks ou fruta consigo. Mantenha uma alimentação saudável, leve e fresca. E beba muita água sempre! Lembre-se que a sua pele também irá agradecer.
- SONO
É fundamental dormir umas boas horas à noite para recarregar energias para o dia seguinte. Se tiver dificuldades em adormecer, o exercício físico diário poderá ajudar. Chá de camomila, de lúcia-lima e cidreira também são bons aliados para uma noite tranquila.
- VIDA PROFISSIONAL
Acumular o stress do casamento com o stress da vida profissional pode ser ‘fatal’. Certifique-se que tira uns dias de folga antes do casamento para poder tratar dos últimos detalhes e, claro, relaxar para estar maravilhosa no seu grande dia!
- CONTE COM IMPREVISTOS
Todos, mas todos, os eventos têm imprevistos. Dias antes poderá ser confrontada com um ou outro detalhe com o qual não contava. Estar preparada para isso é a melhor estratégia. Quando os imprevistos surgirem, respire fundo e com calma, procure uma solução ou alternativa. Se estiver a trabalhar com uma empresa de organização de casamentos, esta irá ajudá-la a ultrapassar estes detalhes.
10. NO GRANDE DIA, DIVIRTA-SE
Lembre-se que este é o vosso dia e nada nem ninguém o poderá estragar. O que está feito, está feito. Resta-vos disfrutarem ao máximo pois acreditem que irá passar a correr. São meses a preparar um evento que acaba em poucas horas. Não esteja constantemente preocupada se os convidados se estão a divertir, se está demasiado frio ou calor, ou se o jantar chegará quente às mesas. Aproveitem, divirtam-se e criem as melhores memórias deste dia.