Porquê atirar arroz aos noivos?

arroz2

arroz2

O hábito de lançar de arroz aos noivos no fim da cerimónia é uma prática que, por mais anos que passem, não deixa de fazer parte da tradição. Mas muitos nem sabem qual a razão da existência deste costume.

Esta tradição tem mais de 4 mil anos de história e provém da China Antiga, onde o arroz é símbolo de prosperidade, felicidade e abundância. Na altura acreditava-se que o arroz atraía a felicidade, a sorte, a longevidade e a fertilidade.

Diz a lenda que um Mandarim (um alto funcionário público na China Antiga), para demonstrar a sua fortuna, pediu que fosse atirada uma chuva de arroz sobre a sua filha após a cerimónia de casamento, uma vez que acreditava que este pedido demonstrava não só a sua riqueza, como também o seu amor de pai.

Foi, então, com base nesta crença, que a prática começou a ganhar cada vez mais expressão, percorreu várias gerações, até chegar aos dias de hoje.

Depois dos noivos darem provas de amor eterno, no tão sonhado “sim”, os convidados juntam-se à entrada da igreja para desejarem votos de felicidade e prosperidade.

arroz

Dica: Para não magoar os noivos é aconselhável lançar o arroz para cima, de forma a cair como se chuva se tratasse, e nunca na direcção do rosto. Uma mão cheia (cerca de 150 gramas) é suficiente para dar um bonito efeito visual e permitir ao fotógrafo captar este momento.

Written By

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *