Anel de Noivado – em que mão se usa?

vena amoris

Ninguém se entende quando aparece esta dúvida! Há quem defenda que o anel de noivado deve ser utilizado na mão direita e que na esquerda só se usam alianças de casamento. Mas também há quem diga que é na esquerda que se usa.

A tradição de usar e como usar o anel de noivado varia imenso de país para país. Na índia, por exemplo, usam o anel nos dedos dos pés!

Bichiya

Em Portugal, o mais frequente é usar o anel de noivado na mão esquerda. Porquê? Porque segundo uma tradição muito antiga existe uma veia no dedo anelar esquerdo que corre directamente até ao coração, conhecida por ‘vena amoris’. Assim, a maior parte das noivas usam o anel na mão esquerda até ao dia do casamento.

vena amoris

No dia do casamento, o anel de noivado passa para a mão direira de forma a deixar livre a mão esquerda para receber a aliança de casamento. Depois de casados podem voltar a usar o anel de noivado na mão esquerda com a aliança, não usar o anel de noivado ou usar na mão direita.

Certo ou errado, não existe! O ideal é que no dia do casamento não haja anel na mão esquerda pois nessa, garantidamente, entra a aliança!

Written By

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *